Results for 'Roberto Cardoso de Oliveira'

979 found
Order:
  1. Concreción simbólica y descripción etnográfica : (sobre la relación entre antropología y filosofía).Luis Roberto Cardoso de Oliveira - 2013 - In Virginia García Acosta, Guillermo de la Peña & Luís R. Cardoso de Oliveira (eds.), Miradas concurrentes: la antropología en el diálogo interdisciplinario. México, D.F.: CONACYT, Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Sobre o pensamento antropológico.Roberto Cardoso de Oliveira - 1988 - Rio de Janeiro: Em co-edição com o Ministério de Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  19
    Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de possibilidades.Wanderley Cardoso de Oliveira - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  41
    Respect des droits et considération de la personne au Brésil.Luís R. Cardoso de Oliveira - 2008 - Cahiers Internationaux de Sociologie 124 (1):173.
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    Embrutecimento ou emancipação: A relação entre professor e aluno em sala de aula a partir de diferentes enquadramentos.Wanderley Cardoso Oliveira & Samara Almeida de Oliveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021034.
    Neste artigo, nosso objetivo é desenvolver o seguinte questionamento: Na relação entre professor e aluno em sala de aula, é possível, através do reconhecimento mútuo, romper com o princípio da desigualdade das inteligências, que produz o embrutecimento, em prol de uma educação para a emancipação? De início, principalmente, a partir de Judith Butler, descrevemos o processo de reconhecimento mútuo e buscamos mostrar que, tanto nas relações entre professor e aluno como em outras possíveis conjunturas, o reconhecimento mútuo ocorre mediante determinadas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    “Valentes de batina”: a coragem e o uso da violência por clérigos em Goiás.Eliézer Cardoso de Oliveira & Eduardo Gusmão de Quadros - 2015 - Horizonte 13 (40):2168-2193.
    This article analyzes clerics who identified with the ethics of bravery. Bravery is an evaluative field based on the public display of courage and skill in the management of violence. In this sense, it was observed that among the Catholic clergy, a minority contingent, but heuristically representative, held typical actions of brave people, like the courage to kill another human being, or to use violence to solve everyday conflicts. The text is divided into three parts: the first, called "Catholic Church (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Elementos Antignósticos da Filosofia de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2024 - Dissertatio 58:37-60.
    O presente artigo pretende analisar como a filosofia de Nietzsche, especialmente aqueladesenvolvida a partir de Assim Falou Zaratustra, pode ser compreendida como um empreendimentoantignóstico. Leva-se em conta, para tanto, as referências ao zoroastrismo que, embora escassas,evidenciam a compreensão da própria tarefa filosófica assumida por Nietzsche como uma crítica àperspectiva antiterrenal do dualismo que se iniciou com os movimentos gnósticos e se difundiu nacultura ocidental por meio do cristianismo. Para tanto, começaremos por distinguir o uso dos termosgnose e gnosticismo, para examinar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Pensando bem: estudos de sociologia e antropologia da moral.Alexandre Werneck & Luís R. Cardoso de Oliveira (eds.) - 2014 - Rio de Janeiro, RJ: Casa da Palavra.
    Este livro é o resultado de três anos de debates entre estudiosos interessados em entender o modo como diferentes dimensões da vida podem ser lidas sob a perspectiva da moral. Afinal, embora este tenha sido sempre um tema importante para a sociologia e a antropologia, raros têm sido os esforços brasileiros para a realização de pesquisas empíricas nessa área. Considerando essa lacuna, os autores dos 22 ensaios que fazem parte de Pensando bem se concentram na discussão prática da moral tomada (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Nietzsche e Voltaire: a propósito da dedicatória de Humano, Demasiado Humano.Jelson Roberto De Oliveira - 2012 - Filosofia Unisinos 13 (1).
  10.  15
    A amizade para Nietzsche: Uma arena de Mal entendidos.Jelson Roberto de Oliveira - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    This article intended to show the importance of friendship in the context of reflection on the incomprehensibility of living wealth experienced as more intimate experience and how Nietzsche comes, with the relationship amicable, to formulating of a new dawn of thought, now situated in the field of experience which escapes of systems responsiveness. In this scenario, friendship appears as a ring for misunderstandings because it fosters the possibility of a relationship translated by the plural pronoun us - a sign of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Editorial: Festschrift em homenagem ao Professor Antonio José Romera Valverde | Festschrift in honor of Professor Antonio José Romera Valverde.Jelson Roberto de Oliveira & Léo Peruzzo Júnior - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Nietzsche e o Heráclito que Ri: Solidão, Alegria Trágica e Devir Inocente.Jelson Roberto de Oliveira - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):217-235.
    Analisa-se a interpretação de Nietzsche a respeito de Heráclito como o mais grego e anti-platônico dos filósofos pré-platônicos, a partir da afirmação dos opostos no jogo agônico do devir. Representante de uma atitude originariamente helênica, Heráclito é interpretado como um filósofo verídico, na medida em que captou intuitivamente o fluxo do devir a partir de um processo de interiorização do conhecimento, traduzido por uma investigação de si mesmo. Nessa perspectiva, a interpretação nietzschiana se contrapõe à tradição que descreveu Heráclito como (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Hans Jonas e a filosofia da vida.Jelson Roberto De Oliveira & Pedro Jaras Malta - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38787.
    Pretende-se nesse artigo apresentar as linhas gerais do que seria a filosofia da vida desenvolvida por Hans Jonas a partir da sua obra The Phenomenon of Life, de 1966. Para tanto, recuperar-se-á os elementos ontológicos, biológicos e fenomenológicos para promover uma análise que parta da crítica jonasiana à interpretação tradicional da vida no âmbito filosófico e científico, à qual se opõe a sua revolução ontológica, baseada na concepção de um monismo integral. A partir daí, analisar-se-á o conceito de unidade psicofísica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  25
    Da compaixão à inocência: Nietzsche e Schopenhauer em torno da questão do egoísmo.Jelson Roberto de Oliveira - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):167-190.
    We intend to demonstrate in this work as Nietzsche formulates, in the writings that form the second period of his philosophical production, a critique to the moral of compassion proposed by Schopenhauer. For this, we’ll make a review of the Schopenhauer’s theses under which selfishness is the reason antimoral par excellence and, in contrast, altruism is the legitimate basis of morality. We will analyze also the procedure used by Nietzsche to, on one hand, criticize this ideal, and the other, reaching (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Jonas, Heidegger e o gnosticismo: entre a apropriação do método e a crítica do conteúdo.Jelson Roberto de Oliveira - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O presente artigo analisa a herança heideggeriana do pensamento de Hans Jonas. Para tanto, utiliza-se do conceito de gnosticismo e do trabalho inicial de Jonas que tentou estabelecer um “princípio gnóstico” presente tanto nas mitologias quanto nas filosofias místicas dos primeiros séculos da era cristã. Para tanto, analisa-se a apropriação feita por Jonas do método da analítica existencial heideggeriana e, por outro lado, da crítica do conteúdo filosófico desenvolvido por Heidegger. Evidencia-se, afinal, como o “princípio responsabilidade” pode ser reconhecido como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    Niilismo e gnosticismo.Jelson Roberto de Oliveira - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    Partindo da interpretação do niilismo como negação da vida, pretende-se demonstrar, neste texto, como a exortação de Zaratustra de “fidelidade à terra”, pode ser compreendida como uma forma de enfrentamento do niilismo na obra de F. Nietzsche. Para tanto, parte-se de uma análise intratextual da relação entre niilismo e gnosticismo na obra do filósofo alemão no intuito de demonstrar como o personagem histórico fundador do zoroastrismo se apresenta por meio de uma moral dualista cujas premissas gnósticas levam ao niilismo como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  37
    “Nós” de Nietzsche: Um pronome plural para a amizade E Uma Nova expressão para filosofia.Jelson Roberto de Oliveira - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:103-119.
    Pretendemos demonstrar com este trabalho como o pronome pessoal plural nós exerce um papel fundamental no pensamento de Nietzsche quanto à relação entre amizade e filosofia. O centro articulador dessa relação é a noção de que a amizade é um espaço de partilha de vivências (de com-vivência, portanto) pré-racional e, enquanto tal, um espaço de factibilidade da nova forma de filosofia proposta por Nietzsche, aquela que articula pensamento e vida. Para isso, pretende-se analisar o uso da suspeita como estratégia filosófica, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Na fraternidade no sangue de cristo.Paulo Roberto de Oliveira - 2008 - Revista de Teologia 3.
    Este trabalho procura contemplar as conseqüências de um Capítulo Geral de um Instituto de Vida Consagrada, dentro de um contexto atual parametrizado pelo Concílio Vaticano II, e fundamentada na Congregação das Escolas de Caridade – Instituto Cavanis, que recentemente realizou seu XXXIII Capítulo Geral, com atuação na América Latina e em outras partes do mundo. Alerta sobre o cotidiano e os desafios da vida religiosa nos dias de hoje, dentro de uma perspectiva atual nos âmbitos social e eclesial, propondo uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O experimentalismo contra os idealismos nos escritos intermediários de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2009 - Princípios 16 (26):149-166.
    Pretende-se nesse artigo demonstrar como o chamado experimentalismo se apresenta, nas obras do segundo período da produçáo nietzscheana (1878-1882), enquanto estratégia de combate aos "idealismos" (cujo resultado foi um distanciamento daquilo que Nietzsche compreende como vida) presentes na filosofia metafísica. Além disso, intenta-se esclarecer de que forma o uso desse estratagema contribui para a decifraçáo do fenômeno da vida a partir de uma abordagem histórico-fisio-psicológica que aproxima a ciência do fazer artístico. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp. Philosophy for Children’s Educational RevolutionRoberto Franzini Tibaldeo, Springer, 2023, 103 pp., USD 42.49 (e-book), ISBN 9783031241482. [REVIEW]Jelson Roberto de Oliveira - forthcoming - Educational Philosophy and Theory.
    Roberto Franzini Tibaldeo’s new book is both didactic and profound. On the one hand, it presents the thoughts of Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp in a clear and concise manner, with due consid...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    A fidelidade à terra: arte, natureza e política: assim falou Nietzche IV.Roberto Charles Feitosa de Oliveira, Miguel Angel de Barrenechea, Paulo Pinheiro & Carole Gubernikoff (eds.) - 2003 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FAPERJ.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  27
    Por que uma ética do futuro precisa de uma fundamentação ontológica segundo Hans Jonas.Jelson Roberto de Oliveira - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):387.
    O objetivo deste artigo é investigar quais são as bases ontológicas da ética do futuro, tendo como leitmotiv o conceito de reciprocidade ou, sendo mais preciso, justamente a sua prescindibilidade no âmbito ético, a qual repercute como necessidade ontológica de fundamentação. Partiremos de uma análise do próprio conceito de “ética do futuro” para, explicitar, na sequência, por que, com Jonas, o futuro se torna objeto ético e como ele exige a prescindibilidade da reciprocidade. A partir daí, pretendemos mostrar que a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Program for the Neuropsychological Stimulation of Cognition in Students: Impact, Effectiveness, and Transfer Effects on Student Cognitive Performance.Caroline de Oliveira Cardoso, Alessandra Gotuzo Seabra, Cristiano Mauro Assis Gomes & Rochele Paz Fonseca - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    O conceito de massas no pensamento de Hannah Arendt.Francis Kanashiro Meneghetti & Jelson Roberto de Oliveira - 2023 - Griot 23 (2):20-34.
    Este texto reflete sobre o constructo teórico de massas e a concepção de homem massa como fundantes e estruturais na compreensão dos totalitarismos nazista e stalinista, presentes na obra Origens do Totalitarismo (ARENDT, 1989) de Hannah Arendt. Conclui-se que o totalitarismo é uma organização de massa, que possui características específicas e que as massas são manipuláveis a partir de determinados aspectos específicos dos movimentos totalitários. Analisa-se o que é homem de massa e como tal concepção é fundamental para compreender outros (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    “Valentes de batina”: a coragem e o uso da violência por clérigos em Goiás.Eliézer Cardoso de Oliveira & Eduardo Gusmão de Quadros - 2015 - Horizonte 13 (40):2168.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Miradas concurrentes: la antropología en el diálogo interdisciplinario.Virginia García Acosta, Guillermo de la Peña & Luís R. Cardoso de Oliveira (eds.) - 2013 - México, D.F.: CONACYT, Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Orientação à domin'ncia social (SDO) e autoritarismo em adolescentes: Uma revisão sistemática.Alejandro Jose Mena, Nicolas de Oliveira Cardoso & Irani Iracema De Lima Argimon - 2021 - Aletheia 54 (2):145-156.
    O estudo do autoritarismo e da orientação à dominância social (SDO) tem virado foco de pesquisas recentemente, devido à sua importância na vida das pessoas. O artigo objetivou investigar a presença dos construtos autoritarismo e SDO em adolescentes e as variáveis comumente associadas, por meio de uma revisão sistemática utilizando o modelo PRISMA. Dois juízes consultaram as bases Pubmed, BVS, Scopus, Web of Science, PsycINFO e EBSCO. Dos 278 artigos encontrados 12 artigos foram selecionados. Identificou-se três categorias: transgeracionalidade, caraterísticas cognitivo-comportamentais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Para Todxs: Natal - uma introdução à lógica formal.P. D. Magnus, Tim Button, Robert Loftis, Robert Trueman, Aaron Thomas Bolduc, Richard Zach, Daniel Durante, Maria da Paz Nunes de Medeiros, Ricardo Gentil de Araújo Pereira, Tiago de Oliveira Magalhães, Hudson Benevides, Jordão Cardoso, Paulo Benício de Andrade Guimarães & Valdeniz da Silva Cruz Junior - 2022 - Natal-RN: PPGFIL-UFRN.
    Livro-texto de introdução à lógica, com (mais do que) pitadas de filosofia da lógica, produzido como uma versão revista e ampliada do livro Forallx: Calgary. Trata-se da versão de 13 de outubro de 2022. Comentários, críticas, correções e sugestões são muito bem-vindos.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  87
    Apresentação da Tradução Brasileira da Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel.Paulo Meneses, Agemir Bavaresco, Alfredo de Oliveira Moraes, Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, Greice Ane Barbieri & Paulo Roberto Konzen - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):251-258.
    Dados da tradução brasileira de HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Tradução, notas, glossário e bibliografia de Paulo Meneses et alli. Apresentações de Denis Lerrer Rosenfield e de Paulo Roberto Konzen. São Paulo: Loyola; São Leopoldo: UNISINOS, 2010.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    A fenomenologia de Heidegger na crítica de Dreyfus à IA simbólica.Paulo Mendes Taddei, Arthur Barbosa da Costa & Robson Roberto De Oliveira Furtado Junior - 2020 - Revista Natureza Humana 22 (1):27.
    Embora influente na recepção de Heidegger nos Estados Unidos da América, o trabalho de Dreyfus foi repetidas vezes criticado por desenvolver uma leitura distorcida e seletiva da fenomenologia de Heidegger. Nesse artigo, mostramos que, independentemente de seus desenvolvimentos posteriores em ciência cognitiva, sua crítica inicial à IA simbólica se apoia em duas teses que podem ser localizadas em Ser e Tempo, a saber, de que nosso senso de situação é pragmático-holístico, e intrinsecamente relevante. Após uma introdução geral, reconstruímos, numa primeira (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Competência Pedagógica do Professor Universitário: Uma nova Abordagem a partir do Planejamento da Aula e Avaliação da Aprendizagem.Luiz Roberto Gomes & Fernanda Oliveira Simon - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Linguagem e filosofia.Marta Luzie, Sérgio Ricardo Neves & Roberto Charles Feitosa de Oliveira (eds.) - 2001 - [Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil]: UFOP.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Políticas públicas no século XXI : contrastes entre a ciência política convencional e o experimentalismo institucional de Unger.Felipe Iraldo de Oliveira Biasoli - 2019 - In Carlos Sávio G. Teixeira (ed.), Rebeldia imaginada: instituições e alternativas no pensamento de Roberto Mangabeira Unger. [São Paulo, SP]: Autonomia Literária.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    Experiências que grafitam o corpo e o viver - Entrevista com Josemar Blures.Sílvio Roberto dos Santos Oliveira & Josemar Blures de Souza Dias - 2023 - Odeere 8 (1):47-58.
    Este texto reflete sobre o memoricídio, consequente à presunção racial branca, como vestígio de operações para o genocídio dos corpos e das mentes negras a partir da Peleja de Inácio da Catingueira contra Romano. Sob o jogo discursivo da humilhação, já se encontrava a vontade brutal de destruição de qualquer traço, perspectiva, visão remanescente de saberes e culturas africanas ou descendentes, fossem de cunho material, simbólico, reflexivo, imagético, expressivo, na língua, no corpo. No embate, Inácio, negro, escravizado, já rebaixado sob (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    O caminho para o consenso – análise da crítica de Waldron a Rawls sobre desacordos políticos.Renato César Cardoso, Pâmela de Rezende Cortes & André Matos de Almeida Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e29041.
    O objetivo deste artigo é analisar a crítica de Waldron a Rawls, feita no livro “Law and Disagreement”. Queremos saber se nessa crítica está implícita a ideia de que Rawls faz uma má idealização. Para fazer isso, teremos, em primeiro lugar, que esclarecer o que é uma “teoria ideal” e o que são boas ou más idealizações. Falaremos sobre essas distinções na primeira seção do artigo. Waldron ataca a alegada incapacidade da teoria de Rawls de tratar seriamente os desacordos sobre (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Differential vulnerability of substantia nigra and corpus striatum to oxidative insult induced by reduced dietary levels of essential fatty acids.Henriqueta D. Cardoso, Priscila P. Passos, Claudia J. Lagranha, Anete C. Ferraz, Eraldo F. Santos Júnior, Rafael S. Oliveira, Pablo E. L. Oliveira, Rita de C. F. Santos, David F. Santana, Juliana M. C. Borba, Ana P. Rocha-de-Melo, Rubem C. A. Guedes, Daniela M. A. F. Navarro, Geanne K. N. Santos, Roseane Borner, Cristovam W. Picanço-Diniz, Eduardo I. Beltrão, Janilson F. Silva, Marcelo C. A. Rodrigues & Belmira L. S. Andrade da Costa - 2012 - Frontiers in Human Neuroscience 6.
  37. O Trattato Della Sfera Ovvero Cosmografia De Galileo Galilei E Algumas Cosmografias E Tratados Da Esfera Do Século Xvi.Roberto de Andrade Martins & Walmir Cardoso - 2008 - Episteme (Porto Alegre) 27.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  86
    Galileo’s Trattato della sfera ovvero cosmografia and Its Sources.Roberto de Andrade Martins & Walmir Thomazi Cardoso - 2017 - Philosophia Scientiae 21:131-147.
    Dans cet article nous étudions le Trattato della sfera de Galilée, écrit avant 1600. C’est un traité d’astronomie géocentrique qui suit la structure du Tractatus de sphæra de Johannes de Sacrobosco. Nous analysons quelques particularités du traité, en le comparant à d’autres travaux astronomiques du xvie siècle, et nous discutons ses sources probables. Nous soutenons que l’influence du commentaire de Christoph Clavius sur la Sphæra de Sacrobosco ne peut pas être considérée comme son influence unique ou principale. Le traité de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    Quem tem medo da guilhotina? – Hume e Moore sobre a falácia naturalista.André Matos de Almeida Oliveira & Renato César Cardoso - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (2):147-182.
    Neste trabalho, pretende-se analisar o que se quer dizer com “falácia naturalista” e saber se há bons argumentos para sustentarmos a existência de uma falácia desse tipo. Começaremos estudando o que Hume falou sobre o assunto; se realmente ele enunciou algo como uma “Lei” contra derivar um “dever-ser” de um “ser”. Depois da obra de Hume, passaremos à de Moore. Na obra de Moore, veremos se ele quer dizer com o termo o mesmo que dizemos atualmente. Analisadas as obras dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  54
    Proceedings of the 4th World Conference on Research Integrity: Brazil, Rio de Janeiro. 31 May - 3 June 2015.Lex Bouter, Melissa S. Anderson, Ana Marusic, Sabine Kleinert, Susan Zimmerman, Paulo S. L. Beirão, Laura Beranzoli, Giuseppe Di Capua, Silvia Peppoloni, Maria Betânia de Freitas Marques, Adriana Sousa, Claudia Rech, Torunn Ellefsen, Adele Flakke Johannessen, Jacob Holen, Raymond Tait, Jillon Van der Wall, John Chibnall, James M. DuBois, Farida Lada, Jigisha Patel, Stephanie Harriman, Leila Posenato Garcia, Adriana Nascimento Sousa, Cláudia Maria Correia Borges Rech, Oliveira Patrocínio, Raphaela Dias Fernandes, Laressa Lima Amâncio, Anja Gillis, David Gallacher, David Malwitz, Tom Lavrijssen, Mariusz Lubomirski, Malini Dasgupta, Katie Speanburg, Elizabeth C. Moylan, Maria K. Kowalczuk, Nikolas Offenhauser, Markus Feufel, Niklas Keller, Volker Bähr, Diego Oliveira Guedes, Douglas Leonardo Gomes Filho, Vincent Larivière, Rodrigo Costas, Daniele Fanelli, Mark William Neff, Aline Carolina de Oliveira Machado Prata, Limbanazo Matandika, Sonia Maria Ramos de Vasconcelos & Karina de A. Rocha - 2016 - Research Integrity and Peer Review 1 (Suppl 1).
    Table of contentsI1 Proceedings of the 4th World Conference on Research IntegrityConcurrent Sessions:1. Countries' systems and policies to foster research integrityCS01.1 Second time around: Implementing and embedding a review of responsible conduct of research policy and practice in an Australian research-intensive universitySusan Patricia O'BrienCS01.2 Measures to promote research integrity in a university: the case of an Asian universityDanny Chan, Frederick Leung2. Examples of research integrity education programmes in different countriesCS02.1 Development of a state-run “cyber education program of research ethics” in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Niilismo e tecnologia.Jelson Roberto de Oliveira - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  21
    Nietzsche E o trans-humanismo: Em torno da questão da autossuperação do homem.Jelson Roberto de Oliveira - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):719-739.
    RESUMO O presente artigo pretende analisar a relação entre o pensamento de Nietzsche e o movimento trans-humanista, cuja força teórica alargou-se durante as primeiras décadas do novo milênio, amparada na crescente história de êxitos da biotecnologia. Pretende-se apresentar uma posição crítica à apropriação que o trans-humanismo vem fazendo do pensamento do autor de "Assim falou Zaratustra". O foco da análise é o programa de autossuperação do homem, que será analisado a partir de três eixos centrais: a ideia de natureza e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  29
    A crítica de Nietzsche à moral da compaixão de Schopenhauer em "Aurora": o desprezo de si como artimanha de condenação do indivíduo.Jelson Roberto de Oliveira - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (2):04.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    Abrão e Isaac: Os sacrifícios do presente e os benefícios do futuro - Sobre o conceito de Temor em Kierkegaard e Hans Jonas.Jelson Roberto de Oliveira & Lucas Piccinin Lazaretti - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):212.
    Pretende-se nesse ensaio, analisar o conceito de temor a partir da perspectiva de Søren Kierkegaard e Hans Jonas, não necessariamente para estabelecer parâmetros interpretativos, mas para fomentar uma leitura a partir do episódio bíblico do sacrifício de Isaac por seu pai Abraão, neste texto interpretado a partir da heurística do temor, um conceito central da ética da responsabilidade proposta por Jonas como uma ética do futuro. Para tanto, analisaremos o temor como pathos existencial na filosofia kierkegaardiana, para destacar o aspecto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Corpo, mente e memória: por isso, escrevo - Entrevista com Luís Fulano de Tal.Sílvio Roberto dos Santos Oliveira & Luís Carlos de Santana - 2023 - Odeere 8 (1):34-46.
    Este texto reflete sobre o memoricídio, consequente à presunção racial branca, como vestígio de operações para o genocídio dos corpos e das mentes negras a partir da Peleja de Inácio da Catingueira contra Romano. Sob o jogo discursivo da humilhação, já se encontrava a vontade brutal de destruição de qualquer traço, perspectiva, visão remanescente de saberes e culturas africanas ou descendentes, fossem de cunho material, simbólico, reflexivo, imagético, expressivo, na língua, no corpo. No embate, Inácio, negro, escravizado, já rebaixado sob (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. O experimentalismo contra os idealismos nos escritos intermediários de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2009 - Princípios 16 (26):149-166.
    Pretende-se nesse artigo demonstrar como o chamado experimentalismo se apresenta, nas obras do segundo período da produçáo nietzscheana (1878-1882), enquanto estratégia de combate aos "idealismos" (cujo resultado foi um distanciamento daquilo que Nietzsche compreende como vida) presentes na filosofia metafísica. Além disso, intenta-se esclarecer de que forma o uso desse estratagema contribui para a decifraçáo do fenômeno da vida a partir de uma abordagem histórico-fisio-psicológica que aproxima a ciência do fazer artístico. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  27
    Ascetismo e inocência: a questão da religião no Humano, demasiado humano de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2013 - Cadernos Nietzsche 33:215-244.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Albert Camus: Gnosticismo, Existencialismo e Niilismo.Jelson Roberto de Oliveira - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (155):483-499.
    ABSTRACT This article aims to analyze the theses of Albert Camus on the Gnostic movements that had a great influence on early Christianity. Therefore, it starts with an examination of the relationship between Gnosticism and modernity, and then demonstrates how, according to the French-Algerian thinker, the Gnostic sects represent the fil rouge that links the Greek tradition (of rationality) to Christian perspectives (mainly the idea of redemption). In addition, the analysis intends to demonstrate how, for Camus, Gnosticism and modernity maintain (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  5
    Development and Responsibility Possible Conciliation?Jelson Roberto de Oliveira - 2022 - Ideas Y Valores 71 (180):83-97.
    RESUMEN En este artículo pretendemos analizar la posición de Hans Jonas en relación con las llamadas teorías del desarrollo, colocándolo entre los críticos de la idea de crecimiento, aunque no entre los tecnófobos. Con este fin, comenzaremos revisando brevemente las principales corrientes desarrollistas florecientes en la posguerra y, basados en El Principio de Responsabilidad, presentaremos las críticas de Jonas articuladas con su propuesta política para un reequilibrio entre países ricos y pobres en relación con el tema del crecimiento. ABSTRACT In (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  2
    HAUSKELLER, Michael. Mythologies of Transhumanism. London: Palgrave Macmillan, 2016. 225p.Jelson Roberto de Oliveira - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (15):369.
    Apresentando-se como eticista, o filósofo Michael Hauskeller, professor do departamento de Filosofia, Sociologia e Antropologia da Universidade de Exeter, no Reino Unido, tem se dedicado àquilo que poderíamos chamar de “filosofia do melhoramento humano”, ou seja, à análise das consequências éticas do Enhencement Project. Depois de publicar dois livros sobre o assunto, Hauskeller acaba de lançar, pela prestigiada casa britânica Palgrave Macmillan, o livro Mythologies of Transhumanism, no qual analisa os mitos fundantes do movimento transumanista, que pode ser considerado ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 979